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REGULAMENTO TÉCNICO HOT CARS  - 2018

 

SUBCATEGORIA: DIVISÃO 5

 

ARTIGO 1: VEÍCULOS E MODIFICAÇÕES PERMITIDAS

ARTIGO 2: CATEGORIAS

ARTIGO 3: IDENTIFICAÇÃO

ARTIGO 4: CARROCERIA E DIMENSÕES

ARTIGO 5: PESO

ARTIGO 6: MOTOR

ARTIGO 7: TRANSMISSÃO PARA AS RODAS

ARTIGO 8: SUSPENSÃO

ARTIGO 9: FREIOS

ARTIGO 10: SISTEMA DE DIREÇÃO

ARTIGO 11: RODAS E PNEUS

ARTIGO 12: COMBUSTÍVEL

ARTIGO 13: LUBRIFICAÇÃO E ARREFECIMENTO

ARTIGO 14: SISTEMA ELÉTRICO

ARTIGO 15: TELEMETRIA

ARTIGO 16: EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

ARTIGO 17: ESTRUTURA DE SEGURANÇA

ARTIGO 18: CONSIDERAÇÕES GER

 

ARTIGO 1 - VEÍCULOS E MODIFICAÇÕES PERMITIDAS

1 – VEÍCULOS PERMITIDOS

A. Veículos importados e nacionais 30 anos ou mais: Veículos para 4 ou 5 passageiros, fabricados até o ano de 1980, equipados com motor de 4 cilindros, 8 válvulas, aspirado, (ex: Alfa Romeo GTV 2000, BMW 2002), ou que preservem a aparência e as soluções dos modelos de até 1988.

B. Veículos nacionais: Veículos para 4 ou 5 passageiros, de produção descontinuada a partir de 1989 – 4 cilindros aspirados (ex: VW Sedan, VW TL, VW 1600, VW Brasília, VW Passat, Ford Corcel I e II, Fiat 147, Fiat Oggi, Chevrolet Chevette Sedan e Hatch, Dodge Polara e Dodge 1800), desde que preservem a aparência e, Scort, Voyage, Gol, Uno, Monza etc as soluções dos modelos fabricados até 1988, observadas eventuais exceções. Os Chevrolet Chevette, Sedan e Hatch, desde que preservem a aparência e as soluções dos modelos fabricados até 1988. Os Chevrolet Opala de quatro cilindros, desde que preservem a aparência e as soluções dos modelos fabricados até 1988. Os VW Sedan (Fusca), desde que preservem a aparência e as soluções dos modelos fabricados até 1988.

 

1.2 – Chassis / Estrutura

4.8 – TRAVA DO CAPÔ Obrigatória a instalação de travas de segurança no capô dianteiro e traseiro.

4.9 – FARÓIS Permitida a substituição dos faróis por chapas de alumínio, tela ou fibra de vidro, mas mantendo-se o desenho original ou similar as válvulas de competição de época. Obrigatório que todas as lanternas e faróis sejam protegidos com adesivo tipo contact transparente.

4.10–GANCHOS DE REBOQUE Obrigatório a colocação de gancho de reboque na dianteira e na traseira do veículo, firmemente fixado. Este gancho deverá ser metálico de diâmetro mínimo 6,3 mm, identificado com cor contrastante com a cor do veículo para facilitar a localização, fixados com no mínimo dois parafusos de 8 mm.

 

ARTIGO 5 – PESO

5.1 – SUBSITUIÇÃO DE MATERIAIS Nos veículos originalmente fabricados em chapa de aço, elementos como portas, capô e tampa traseira e paralamas poderão ser substituídas por peças fabricadas em fibra de vidro, devendo-se manter o mesmo formato e dimensões das peças originais.

5.2 - Peso Mínimo: O peso mínimo do veículo deverá ser de 850 quilogramas. O carro será pesado com o piloto, com lubrificantes do motor e câmbio, fluido de freio e combustível nos níveis em que terminarem as competições e as tomadas de tempo acima referidas, não podendo ser adicionado nenhum dos líquidos e fluidos acima. Não será drenado o tanque de combustível. No caso de algum componente mecânico ou da carroceria ter caído durante as competições e tomadas de tempo oficiais, este(s) componente(s) não poderá (ao) ser colocado(s) de volta no veículo para aferição do peso, ou seja, o veículo terá seu peso aferido nas exatas condições em que terminou as competições e as tomadas de tempo oficiais. Qualquer material encontrado solto, em qualquer lugar do veículo, será retirado antes da aferição do peso.

5.3 – Uso de Lastro: Os lastros, se necessário, deverão ser blocos sólidos fixados no assoalho do veículo, na parte interna do habitáculo embaixo do banco do piloto com peso máximo de 10 kg por unidade, fixado com no mínimo dois parafusos de aço de 8 mm com reforço na parte inferior do assoalho por contra placa (tipo sanduíche) e lacrado quando da vistoria técnica. Fica livre o peso total de lastro utilizado, desde que respeite o peso da categoria. c. Não é permitido o uso de injeção eletrônica ou direta de combustível ou qualquer outro tipo de alimentação que não seja por meio de carburadores, exceto se essa for original do veículo e de época. d. Não é permitido o uso de sistema de partida a frio.

 

6.6 – ESCAPAMENTO

É permitido o uso de qualquer tipo de escapamento nacional confeccionado em chapa de aço. É obrigatória a utilização de abafador no escapamento sempre que o motor for acionado no interior dos boxes. No caso de saída (s) lateral (is) não deverá (ão) formar saliência em relação a circunferência máxima do carro maior do que de 150 mm para fora.

 

ARTIGO 7 – TRANSMISSÃO PARA AS RODAS

7.1 - CAIXA DE MUDANÇA da marca com relações livres, ou VW — quando for esse o chassi adotado — que deverá ter equipado automóvel de fabricação nacional. a. É obrigatório ter marcha ré funcionando. b. Proibido caixa de mudanças seqüencial. c. Os veículos VW que adotam chassi tipo plataforma e motor a ar, que tiverem seus motores substituídos pelo VW refrigerado a água, poderão optar pela caixa de câmbio do VW Kombi a diesel, ou das versões mais modernas refrigeradas a água.

7.2 – DIFERENCIAL a. A caixa do diferencial original do veículo ou utilizada em algum outro carro da marca. São permitidas relações de engrenagens livres. É vedado o uso de controle eletrônico de tração. b. Os veículos VW e os que adotam chassi tipo plataforma e motor a ar, que tiverem seus motores substituídos pelo VW refrigerado a água, poderão trazer parte do conjunto do VW Kombi, ou da Variant II — com junta homo cinética. c. É permitido o uso de blocante.

 

ARTIGO 8 – SUSPENSÃO

8.1 — FIXAÇÃO O tipo e fabricação das bandejas; o tipo do eixo traseiro e o tipo de suspensão e molas, não poderão ser modificados ou substituídos por outro. O semieixo articulado, que permite a variação do ângulo de cambagem — típico do eixo traseiro do VW a ar —, coluna de direção retrátil. O mesmo é válido para veículos importados que, no entanto, deverão utilizar componentes de fabricação na origem. É terminantemente proibido soldar o braço ―pitmann‖, bem como qualquer outra peça do sistema de articulação.

 

10.2 – VOLANTE a. Permitida a utilização de volante de direção esportiva, exceto de madeira. b. Permitida também a colocação de cubo estriado de remoção rápida.

 

ARTIGO 11 - RODAS E PNEUS

11.1 – Rodas Rodas dianteiras e traseiras com tala máxima de 8’’, diâmetro máximo de 15’’ sendo livre seu material. As medidas das rodas serão feitas na parte interna do aro no encosto da cinta do pneu, ou usando um compasso especial conforme especificação do fabricante da roda.

11.2 – PNEUS É permitido o uso de pneus apenas da marca DUNLOP, na medida máxima de 195 / 50 ou 195 / 55 com risco aparente em toda a banda de rodagem É expressamente proibido o uso de pneus ―RISCADOS, RECAPADOS OU REMOLDADOS e PNEUS ESPECIAIS de COMPETIÇÃO, bem como o uso de válvulas reguladoras eletrônicas de pressão. É proibido lixar o pneu.

 

ARTIGO 12 - COMBUSTÍVEL

12.1-TIPO DE COMBUSTÍVEL Não é permitido o uso de Metanol ou qualquer combustível que não seja vendido comercialmente para automóveis de passeio.

12.2- ANALISE DE COMBUSTÍVEL Poderá ser analisado combustível, sendo qualquer alteração passível de desclassificação. Em caso de detecção de alteração no combustível, caberá recurso, sendo as custas da analise laboratorial externa (designado pela FASP), de integral responsabilidade do piloto.

12.3 –REABASTECIMENTO É proibido o reabastecimento durante a prova e no grid.

12.4 – TANQUE DE COMBUSTÍVEL Pode ser fixado próximo ao local original desde que esteja em local seguro. No caso veículos VW e que adotam chassi tipo plataforma e motor a ar, que tiverem seus motores substituídos pelo VW refrigerado a água e possuírem tanque traseiro (ex.: VW Sedan 1600 Quatro Portas), o tanque poderá ser deslocado para frente, no mesmo local dos demais veículos da linha (VW Sedan, Variant, TL; etc.). É autorizado o reposicionamento .desde que seja colocado ou mantido uma parede corta fogo. ―Estanque‖. 12.5 –TUBULAÇÃO DE COMBUSTIVEL É permitida a substituição da canalização original de combustível por outra de qualquer diâmetro a qual, no entanto, não poderá passar por dentro do habitáculo, de acordo com o anexo- J da FIA.

12.6 – BOMBA E FILTRO DE COMBUSTÍVEL É permitido o uso uma ou mais bombas de combustível que deverão ser posicionadas fora do habitáculo do veículo.

 

ARTIGO 13 - LUBRIFICAÇÃO E ARREFECIMENTO

13.1 – RESERVATÓRIO PARA RESPIRO Obrigatória a colocação de um reservatório translúcido de no mínimo 2 (dois) litros para os respiros do motor e transmissão do lado oposto ao coletor de escapamento.

13.2- RADIADOR a. Permitido o uso de radiador de óleo extra, com capacidade livre. b. Permitido o aumento ou a troca do radiador de água. Capacidade livre.

13.3 – MANGUEIRAS Para veículos com motor traseiro é permitida a passagem das mangueiras de óleo ou água pelo interior do veículo, dentro do túnel ou por baixo do veículo, porém sem emendas e bem fixadas e encapadas.